O Troféu Raça Negra, realizado pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela Afrobras, chega em 2020 com um novo formato: será transmitido ao vivo, através de uma plataforma digital, na noite do dia 19 de novembro (quinta-feira). Com alcance ainda maior devido a essa característica virtual, a premiação terá o formato de um programa de televisão, com apresentador, entradas ao vivo dos premiados, apresentações de música, interação e muito mais.

Compondo a programação da Virada da Consciência, que acontece de 17 a 22 de novembro em comemoração à Semana da Consciência Negra, a cerimônia condecorará com as estatuetas cerca de 15 personalidades, figuras com forte atuação na sociedade para a promoção da igualdade racial.

Além da entrega dos troféus, a edição deste ano fará uma grande homenagem a Luiz Melodia. Durante a transmissão, que poderá ser acompanhada gratuitamente pela plataforma digital da Virada, haverá diversas atrações artísticas em homenagem à vida e obra do cantor e compositor brasileiro.

A entrega do Prêmio Troféu Raça Negra ocorreu pela primeira vez no ano de 2000, em comemoração aos 500 anos de Descobrimento do Brasil. As empresas patrocinadoras dessa edição são: Bradesco, Coca-Cola, EMS e Santander Universidade.