A Afrobras é uma organização não governamental, fundada em 1997, que reúne intelectuais, autoridades, personalidades, negras ou não, e tem por finalidade trabalhar pela inserção socioeconômica, cultural e educacional dos jovens negros brasileiros. Em âmbito nacional, realiza atividades de informação, formação, capacitação, qualificação e ações afirmativas para inserção e visibilidade do negro brasileiro.

Os projetos da Afrobras inserem-se no âmbito das iniciativas que visam contribuir para o equacionamento das desigualdades sociais e impulsionar a inclusão étnico-racial no Brasil. Nesse sentido, soma-se às demais ações afirmativas recentemente implementadas nas distintas esferas do poder público e setor corporativo.

Para viabilidade dos objetivos da existência da AFROBRAS, ela promove, incentiva e realiza individualmente e com apoio de parceiros nacionais ou internacionais, diversos projetos como reuniões, debates, seminários, workshops, eventos sociais, culturais, esportivos, musicais, ações de interlocução política e institucional, assim como cria, desenvolve e executa projetos especiais que permitam cumprir seus objetivos institucionais de inclusão, valorização e protagonismo do negro brasileiro.

Além de estar preparada para abarcar novas sugestões de atividades que cumpram o seu objetivo oriundos de parceiros, da comunidade em geral e de outros campos relacionados á valorização da raça negra e demais ações que defendam os direitos humanos.

PROJETOS INSTITUCIONAIS DA AFROBRAS

FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES

Instituição de caráter comunitário e sem fins lucrativos tem como missão “a inclusão e a formação qualificada de profissionais comprometidos com os valores da Ética, dignidade da pessoa humana e diversidade étnico racial”.
Em parceria com instituições privadas e governamentais do Brasil e do exterior, realiza a implantação de um ambiente de ensino superior comprometido com uma visão holística do conhecimento, a cultura da paz, tolerância e os valores da diversidade, cidadania, auto estima, valorização e inclusão sócio econômico cultural e educacional do negro brasileiro, mediante politica focal de facilitação do acesso e permanência no ensino superior.

Em 13 anos de existência a Faculdade tem contribuído constantemente com a inserção de jovens negros no mercado de trabalho, devido ao programa de estágios que mantém com instituições financeiras como os bancos Bradesco, Citibank, Itaú Unibanco, HSBC, Goldman Sacks, JP Morgan e empresas como a Cargill, Mercedes Benz, Embraer, PWC, entre outras.

Reconhecida internacionalmente, a Zumbi foi escolhida pelo Consulado Americano como palco para receber a secretária de Estado norte americana, Hillary Clinton, em seu único compromisso não oficial, quando a mesma esteve no Brasil, em 2010. A Universidade também já recebeu personalidades como o Senador norte-americano Jesse Jackson, ativista dos Direitos Civis, Bernice King, filha de Martin Lutrher King, Graça Machel, ativista dos Direitos Civis e esposa de Nelson Mandela, Irene Neto, deputada de Angola e filha de Agostinho Neto, fundador da República de Angola, entre outras autoridades.

Os cursos de Administração, Direito (recomendado pela OAB – Ordem dos Advogados do Brasil), Tecnólogos em Recursos Humanos e Transportes Terrestre, Pedagogia e Publicidade e Propaganda buscam formar empreendedores negros e executivos capazes de ocupar cargos mais altos dentro das instituições. A faculdade tem, na matriz curricular de seus cursos, o compromisso com a implantação da lei 10.639/2003 que institui como obrigatório o ensino de História da África e Afrobrasileira em todos os níveis. Isso garante que os alunos dos diversos cursos tenham a consciência do seu protagonismo na história.

OBSERVATÓRIO DA POPULAÇÃO NEGRA

É o primeiro banco de dados sobre as realizações da população afrodescendente em diversas áreas produtivas e sociais do Brasil. O núcleo realiza pesquisas sobre os resultados efetivos das políticas públicas para a população negra, que permite identificar problemas e avanços em cada segmento de estudo. O Observatório da População existe desde 2012 e é uma iniciativa conjunta da Faculdade Zumbi dos Palmares e duas Secretarias da Presidência da República, a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e a Secretaria Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). O Observatório e a Faculdade têm convenio com o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

PROGRAMA TELEVISIVO NEGROS EM FOCO

No ar desde 2003, é um dos únicos no Brasil que conta com apresentadores negros à frente. A atração tem formato inédito, é apresentada por jornalistas afro-brasileiros, e discute temas que interessam a sociedade brasileira como economia, cultura, educação, mercado de trabalho, saúde, política etc.

REVISTA AFIRMATIVA PLURAL

A Afirmativa Plural é uma das poucas revistas no país a discutir o universo afro-brasileiro em toda sua diversidade. É uma publicação bimestral com abordagem nos principais temas de interesse da comunidade afro-brasileira. É um fórum onde personalidades de todos os matizes políticos, raciais, sociais e religiosos discutem a integração e o desenvolvimento do negro na sociedade brasileira. Desde 2003 no mercado editorial.

AFROBRASILEIROS.NET.BR

A missão é informar, entreter, promover e elevar a autoestima do negro brasileiro, que pouco se vê nas mídias. Com matérias de política, finanças, negócios, esportes, entretenimento, mundo feminino, moda, comportamento saúde e histórias de sucesso. Os assuntos serão abordados com isenção, apenas com a visão do jornalista negro. O Afrobrasileiros.net.br é parte do Projeto Educacional/Econômico e de Visibilidade, desenvolvido e patrocinado pela AFROBRAS, destinado a oferecer mais uma alternativa para dar voz e acesso a informação para a população negra.

Temos como parceiros o jornal O Estado de S.Paulo, a revista Carta Capital, revista Caras, entre outros, que estão por vir a participar.

TROFÉU RAÇA NEGRA

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, personalidades e autoridades negras e não negras, nacionais e internacionais, são premiadas por exaltar, enaltecer e divulgar o valor das iniciativas, ações, gestos, posturas, atitudes, trajetórias e realizações que tenham contribuído para aprofundamento e ampliação da valorização da raça negra. Trata-se de um reconhecimento justo e oportuno aqueles que têm contribuído constantemente pela luta em favor da igualdade racial. A iniciativa do Troféu Raça Negra é reconhecida internacionalmente e já faz parte do calendário da cidade de São Paulo.

FLINKSAMPA – FESTA INTERNACIONAL DO CONHECIMENTO, LITERATURA E CULTURA NEGRA

Tem como objetivo dar maior visibilidade à literatura afro. Um megaevento que propõe visão e mudança na história da Literatura do negro, brasileiro e estrangeiro. Em parceria com o Memorial da América Latina, toda a área da Praça Cívica é ocupada por estandes de patrocinadores e parceiros que trabalham com a temática negra, levando ainda comércio, cultura e lazer.

Portal de Empregos

Portal de Empregos é um movimento sem fins lucrativos de utilidade pública e filantrópica criado em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares e a empresa trabalhando.

Com foco no programa de estágio que prepara e capacita os jovens para o trabalho por meio de sua plataforma online promovendo cursos profissionalizantes a distância e presenciais.

Missão Institucional do Projeto: Contribuir para a formação e o crescimento profissional e humano dos seus membros, através da prestação de serviços dentro de suas respectivas áreas de atuação, promovendo uma maior integração entre a sociedade e as instituições de ensino, colaborando para o desenvolvimento de ambas. O objetivo é a contratação de estagiários, trainees e jovem aprendiz pelas empresas parceiras.

MEDALHA DO MÉRITO CÍVICO AFRO-BRASILEIRO

Com o objetivo de reconhecer as iniciativas de pessoas físicas e jurídicas, que, com ações diretas ou indiretas, contribuem para inclusão, elevação, valorização e respeito do negro, a Afrobras – em grande estilo – outorga a Medalha do Mérito Cívico Afro-Brasileiro. A entrega da condecoração faz parte das comemorações do 21 de março, Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial.

O caminho trilhado pela AFROBRAS e pelo Instituto Afrobrasileiro até a idealização da Faculdade de Administração Zumbi dos Palmares – FAZP representou esforço significativo, sempre objetivando a mudança do cenário em que vive a população negra no país. As atividades desenvolvidas neste curto espaço de tempo pautaram-se na busca por uma nova postura da sociedade para enfrentar os desafios do terceiro milênio.

EDITORA ZUMBI DOS PALMARES

Editora de livros e publicações diversas. Já publicou em co-parceria os livros: Cruz e Souza Últimos Inéditos Proza e Poesia e Quarto de Despejo, de Carolina de Jesus.

INICIATIVA EMPRESARIAL

A Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial tem como objetivo promover uma reflexão sobre como gerar avanços mais significativos na presença do público negro no âmbito empresarial, números incompatíveis com a realidade do país, no qual mais de 50% se declaram negros. A Iniciativa também visa discutir o cenário e buscar soluções para a questão do negro e o papel das empresas nesse tema. Lançadas pelo Instituto Carrefour, a Iniciativa empresarial é levada para as empresas pela Afrobras e Universidade Zumbi dos Palmares, apresentando os 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial para adesão formal das grandes empresas.