A Afrobras é uma organização não governamental, fundada em 1997, que reúne intelectuais, autoridades, personalidades, negras ou não, e tem por finalidade trabalhar pela inserção socioeconômica, cultural e educacional dos jovens negros brasileiros. Em âmbito nacional, realiza atividades de informação, formação, capacitação, qualificação e ações afirmativas para inserção e visibilidade do negro brasileiro.

Os projetos da Afrobras inserem-se no âmbito das iniciativas que visam contribuir para o equacionamento das desigualdades sociais e impulsionar a inclusão étnico-racial no Brasil. Nesse sentido, soma-se às demais ações afirmativas recentemente implementadas nas distintas esferas do poder público e setor corporativo.

Para viabilidade dos objetivos da existência da AFROBRAS, ela promove, incentiva e realiza individualmente e com apoio de parceiros nacionais ou internacionais, diversos projetos como reuniões, debates, seminários, workshops, eventos sociais, culturais, esportivos, musicais, ações de interlocução política e institucional, assim como cria, desenvolve e executa projetos especiais que permitam cumprir seus objetivos institucionais de inclusão, valorização e protagonismo do negro brasileiro.

Além de estar preparada para abarcar novas sugestões de atividades que cumpram o seu objetivo oriundos de parceiros, da comunidade em geral e de outros campos relacionados á valorização da raça negra e demais ações que defendam os direitos humanos.

UNIVERSIDADE ZUMBI DOS PALMARES

Instituição de caráter comunitário e sem fins lucrativos tem como missão “a inclusão e a formação qualificada de profissionais comprometidos com os valores da Ética, dignidade da pessoa humana e diversidade étnico racial”.
Em parceria com instituições privadas e governamentais do Brasil e do exterior, realiza a implantação de um ambiente de ensino superior comprometido com uma visão holística do conhecimento, a cultura da paz, tolerância e os valores da diversidade, cidadania, auto estima, valorização e inclusão sócio econômico cultural e educacional do negro brasileiro, mediante politica focal de facilitação do acesso e permanência no ensino superior.

Em quase 18 anos de existência a Faculdade tem contribuído constantemente com a inserção de jovens negros no mercado de trabalho, devido ao programa de estágios que mantém com instituições financeiras como os bancos Bradesco, Citibank, Itaú Unibanco, HSBC, Goldman Sacks, JP Morgan e empresas como a Cargill, Mercedes Benz, Embraer, PWC, entre outras.

Reconhecida internacionalmente, a Zumbi foi escolhida pelo Consulado Americano como palco para receber a secretária de Estado norte americana, Hillary Clinton, em seu único compromisso não oficial, quando a mesma esteve no Brasil, em 2010. A Universidade também já recebeu personalidades como o Senador norte-americano Jesse Jackson, ativista dos Direitos Civis, Bernice King, filha de Martin Lutrher King, Graça Machel, ativista dos Direitos Civis e esposa de Nelson Mandela, Irene Neto, deputada de Angola e filha de Agostinho Neto, fundador da República de Angola, entre outras autoridades.

Os cursos de Administração, Direito (recomendado pela OAB – Ordem dos Advogados do Brasil), Tecnólogos em Recursos Humanos e Transportes Terrestre, Pedagogia e Publicidade e Propaganda buscam formar empreendedores negros e executivos capazes de ocupar cargos mais altos dentro das instituições. A universidade tem, na matriz curricular de seus cursos, o compromisso com a implantação da lei 10.639/2003 que institui como obrigatório o ensino de História da África e Afrobrasileira em todos os níveis. Isso garante que os alunos dos diversos cursos tenham a consciência do seu protagonismo na história.