Edinho recebe Troféu 2023

Pelé é homenageado com o Troféu Raça Negra 2023 por seu legado
Edson Cholbi Nascimento, o Edinho, é o filho mais velho de um rei: o rei Pelé.

O rei do Futebol, o atleta do século 20, o maior atleta de todos os tempos!


Da terceira geração de futebolistas da família (o avô Dondinho, o pai Pelé e os tios Zoca e Davi), Edinho foi goleiro do Santos e acredita que tem uma missão como treinador de futebol. Tem se dedicado a cuidar e honrar o legado deixado por seu pai. E recuperar a marca Pelé é uma dessas missões.
Edson Arantes do Nascimento, o nosso Pelé, nos deixou há quase um ano, em dezembro do ano passado, aos 82 anos, em Santos, a cidade que o revelou para o mundo.
Pelé foi eleito, em 2000, o Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) e foi um dos dois vencedores conjuntos do prêmio Melhor Jogador do Século da FIFA. Nesse mesmo ano, foi eleito Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional.
De acordo com a IFFHS, é o segundo maior goleador da história do futebol em jogos oficiais, com 765 gols em 812 partidas. No total foram 1.283 gols em 1.363 jogos (incluindo amistosos não-oficiais), um recorde mundial do Guinness.
O Troféu Raça Negra é o reconhecimento por tudo que Pelé representou para o nosso País e para os milhões de negros, pois foi recebido por reis, rainhas, presidentes, primeiro-ministros, parou uma guerra na África, foi e é um orgulho do povo brasileiro.
Edinho recebe o Troféu como homenagem póstuma e incentivo para que as novas gerações possam conhecer o eterno rei do futebol, um ídolo imortalizado dentro e fora dos gramados.