Troféu Raça Negra homenageia Ismael Ivo

Em sua 19ª edição, o Troféu Raça Negra homenageia o coreógrafo e bailarino Ismael Ivo, ex-diretor do Balé da Cidade de São Paulo (BCSP), que faleceu esse ano por complicações da covid19. A cerimônia será realizada na Sala São Paulo, no dia 21 de novembro e terá transmissão ao vivo.

Ismael também foi diretor da Bienal de Veneza e o primeiro estrangeiro na direção da companhia de dança do Teatro Nacional Alemão, em Weimar. Morou fora do Brasil por 33 anos e construiu uma carreira de prestígio e reconhecimento.

O Troféu

Criado e organizado pela Ong Afrobras e pela Universidade Zumbi dos Palmares para destacar personalidades negras e não-negras que contribuem para a luta contra o racismo e em favor da inclusão racial, o Troféu já homenageou nomes como Cartola, Milton Nascimento, Mano Brown, Zezé Motta, Elza Soares, Martinho da Vila, Emílio Santiago, Martin Luther King Jr., Jair Rodrigues e Wilson Simonal.

A primeira edição ocorreu no ano 2000 e, depois, em 2004 na comemoração do 450º aniversário da capital paulista. A partir de então, a premiação se tornou anual. Em 2008, entrou oficialmente para o calendário da cidade de São Paulo.

No ano passado, receberam o troféu, entre outros, o ministro Luis Barroso, do Supremo Tribunal Federal, a empresária Luiza Helena Trajano, a deputada federal Benedita da Silva e o rapper e compositor Emicida.