Artigos e notícias

Zumbi Vive

A arte registra o líder dos Palmares como maior símbolo da Resistência Negra

Zumbi dos Palmares é uma figura central na história do Brasil, representando a luta contra a escravidão e a busca por liberdade. Líder do Quilombo dos Palmares, o maior e mais longevo do período colonial brasileiro, ele se tornou um símbolo de resistência e orgulho para a população negra.

É dessa maneira que estudamos o que representa Zumbi dos Palmares, reverenciado em 2024 como herói nacional, marcando o 20 de novembro com um feriado nacional que homenageia a luta do movimento negro no Brasil.

Só para lembrar, nos livros de história do Brasil, o Quilombo dos Palmares era uma comunidade formada por escravizados fugidos, localizada entre os atuais estados de Alagoas e Pernambuco. A comunidade era autossuficiente, com sua própria organização social, política e econômica. Zumbi assumiu a liderança do quilombo em 1678 e, durante quase duas décadas, liderou a resistência contra as diversas expedições militares enviadas pela Coroa Portuguesa para destruir o quilombo. Por isso, a importância histórica. Zumbi dos Palmares é considerado um herói nacional e seu nome é sinônimo de luta pela justiça e igualdade.

Mas ele foi mais que um guerreiro contra a Coroa portuguesa. Zumbi é considerado um dos maiores símbolos da resistência negra contra a escravidão no Brasil. Sua luta inspirou gerações e continua a ser uma referência importante para os movimentos sociais que lutam por justiça racial.

A resistência de Zumbi e dos quilombolas representam a busca por liberdade, autonomia e igualdade, valores universais que transcendem as fronteiras temporais e geográficas. O Quilombo dos Palmares era uma sociedade complexa e organizada, com suas próprias tradições, costumes e crenças. O legado cultural do quilombo continua presente na cultura brasileira.

“Zumbi e o Quilombo foram de fundamental importância na historiografia, o quanto foi importante para o Brasil Colônia e foram protagonistas da luta pela liberdade. É preciso ressignificar como um quilombo resistiu à dominação portuguesa e lutou pela liberdade, esse o grande legado de Zumbi dos Palmares que o tornou um reconhecido herói nacional”, conta Zezito Araújo, Mestre em História Social, professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas e ex-secretário estadual de Defesa e Proteção das Minorias de Alagoas (Sedem).

O Quilombo dos Palmares foi destruído em 1695. Hoje é reconhecido patrimônio cultural do Mercosul.
Zumbi foi morto em combate, mas sua memória permanece viva. Em 1996, foi reconhecido como Herói Nacional (Lei federal nº 9315) e o dia de sua morte, 20 de novembro, foi instituída como Dia da Consciência Negra no Brasil, uma data para refletir sobre a história da escravidão no país, o legado de liberdade e celebrar a cultura afro-brasileira. Em 21 de dezembro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.759/2023, que declara a data como feriado nacional para celebrar o Dia Nacional de Zumbi e Dia da Consciência Negra.

Veja também

Conteúdos relacionados

Utilizamos cookies para personalizar a sua experiência neste site. Ao continuar navegando você automaticamente concorda com a nossa Política de Privacidade.