Conheça os últimos homenageados do Troféu Raça Negra

Em 2017, a atriz Zezé Motta foi a homenageada do Troféu Raça Negra. Nascida em Campos, no Rio de Janeiro, Zezé iniciou sua trajetória em 1968 na telenovela Beto Rockfeller, da TV Tupi. Depois foi para a Rede Globo. No cinema, estreou no início da década de 1970 como a Freguesa do Bar Viajantes no filme Cléo e Daniel.

No ano seguinte, 2018, o homenageado foi Pedro Paulo Soares Pereira, mais conhecido como Mano Brown. O rapper e compositor é um dos integrantes do grupo Racionais MC’s, formado em São Paulo em 1988. Em 2008, a revista Rolling Stone colocou Mano Brown em 28º lugar na lista dos 100 maiores artistas da música brasileira.

Já em 2019, o ator e cantor Tony Tornado foi o homenageado do Troféu Raça Negra. Nascido em 1930, Tony foi vencedor da fase brasileira do V Festival Internacional da Canção com “BR-3”. Influenciado por James Brown, ele foi um dos artistas que introduziu a soul music e o funk na música brasileira.

No ano passado, 2020, o homenageado do Troféu foi o cantor, compositor e ator Luiz Melodia, que faleceu em 2017. Melodia lançou seu primeiro LP em 1973, chamado Pérola Negra. No “Festival Abertura”, competição musical da Rede Globo, chegou chegar à final com a canção “Ébano”.