Rainha africana receberá seu troféu Raça Negra 2023 por ativismo pelos direitos das mulheres e resgate da tradição africana através da moda ancestral

A Rainha Ronke receberá o troféu Raça Negra 2023 por sua importante história de humildade, realeza e construção de uma carreira vitoriosa na valorização das suas origens por meio da indústria têxtil e valorização da cultura ancestral africana.
Ativista pela educação de meninas e pelos direitos das mulheres, sua Majestade Real, a Rainha Ronke Ademiluyi-Ogunwusi, é a Rainha Suprema do Antigo Reino ife – antiga cidade africana onde hoje é a Nigéria, na África Ocidental.
Descendente direta de Oduduwa (uma das divindades primordiais iorubá), está na vanguarda da apresentação da cultura africana, como é enraizado em todas as suas iniciativas.
A Rainha Ronke cresceu entre Londres e a Nigéria. Formou-se em Direito na West London University, no Reino Unido e, também, é especialista em moda.
Fundou a Africa Fashion Week London, em 2014, assim como a Africa Fashion Week Nigeria valorizando que os estilistas contem as histórias de sua herança na passarela. Em 2023, foi co-fundadora da Africa Fashion Week Brasil.
É CEO do Centro de Treinamento Têxtil Adire Oodua em Ife, uma academia têxtil que ensina sobre tecido ancestral Adire, um tecido real que simboliza nobreza e poder.
Rainha Ronke é autora do livro Unspoken Yoruba Woman Kings, que conta a história de poderosas mulheres iorubás que governaram e fundaram reinos séculos atrás. É embaixadora da cultura e patrimônio do Reino de Ife e vice- presidente da Casa de Oduduwa.