Relembre os primeiros homenageados do Troféu Raça Negra

A partir de sua 5ª edição, o Troféu Raça Negra passou a ter um homenageado por ano. Em 2007, o prêmio foi para Cartola. Nascido em 11 de outubro de 1908 no Rio de Janeiro, Angenor de Oliveira foi um cantor, compositor, poeta e violonista brasileiro. Tem como maiores sucessos as músicas As Rosas não Falam, O Mundo É um Moinho e Alvorada.

No ano seguinte, 2008, o homenageado foi o cantor e compositor Wilson Simonal. Ele comandou um programa na TV Tupi, o Spotlight, e dois programas na TV Record, Show em Si… Monal e Vamos S’imbora. Durante a ditadura militar teve seu nome associado ao DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), envolvendo a tortura de seu contador Raphael Viviani. Após o episódio, acabou ficando recluso. Simonal faleceu em São Paulo/SP no dia 25 de junho de 2000.

Já em 2009, o Troféu homenageou Michael Jackson, que faleceu no mesmo ano. Ícone da música, Michael fez sua estreia profissional em 1964 com seus irmãos mais velhos, Jackie, Tito, Jermaine e Marlon, com o grupo The Jackson 5. Iniciou sua carreira solo em 1971, na Motown Records, e subiu para estrelato solo com Off the Wall (1979), disco aclamado pela crítica.

O cantor e compositor Milton Nascimento foi o homenageado do Troféu Raça Negra em 2010. Tornou-se conhecido no Brasil todo com a canção “Travessia”, composta por ele e Fernando Brant, que ocupou a segunda posição no Festival Internacional da Canção, de 1967.

Considerado por muitos o primeiro rapper brasileiro, Jair Rodrigues foi o homenageado do Troféu Raça Negra de 2011. Ainda nos anos 1960, lançou “Deixa isso pra lá” que tem mais versos falados do que cantados. A música tornou-se um de seus maiores sucessos e ganhou popularidade pela coreografia com as mãos. Em 1966, Jair participou e venceu o II Festival da Música Popular Brasileira com a canção “Disparada”, de Geraldo Vandré e Théo de Barros, empatando com a música “A Banda”, de Chico Buarque.

Jair Rodrigues faleceu em 2014 em decorrência de um infarto agudo do miocárdio.